É possível participar de uma tempestade.
Nós nascemos acompanhados de um corpo que está completamente relacionado com as tempestades,
com os terremotos,
com os vendavais,
com a vida,
com o nascimento,
com morte.
Embora saibamos que não temos como nos esconder ou fugir, podemos ficar atrapalhadas ou paralisadas de medo quando uma tempestade chega durante a madrugada: percebendo a luminosidade intermitente dos raios, sentindo as estruturas de concreto reverberarem com o som dos trovões, escutando o uivo do vento e da água. Sem saber quanto tempo mais aquilo vai durar.
Na conversa deste episódio, a tempestade é literal (mas é muito frequente usarmos a imagem de uma tempestade para falarmos sobre um período especialmente turbulento da nossa vida).
Nós gravamos esta conversa no mês de setembro de 2025, quando a Márcia passou alguns dias no Rio Grande do Sul — e, nestes dias, teve a oportunidade de testemunhar a passagem intensa de uma tempestade durante uma madrugada. Aqui, ela nos oferece orientações preciosas para atravessar um momento como este.
▶️ Neste episódio, a Márcia nos fala das Cinco Deusas. Clique neste link para assistir a um vídeo de cerca de 8 minutinhos sobre as Cinco Deusas, seus conselhos, dádivas e poderes.
💫 Se quiser saber mais sobre o Retiro de Ano Novo, que vai acontecer entre 27 de dezembro de 2025 e 3 de janeiro de 2026 em Botucatu (SP), clique aqui.
Você já escutou os primeiros episódios do nosso podcast? Eles estão disponíveis no Spotify ou no Apple Podcasts.
A trilha musical que acompanha os episódios chegou aqui magicamente, perfeitamente, na hora certa. É a música Floating the Surface, do álbum Wow& Flutter, Vol 2., de Fu_k the Zeitgeist, generosamente cedida pelo artista para este projeto.
Se você tem uma pergunta que gostaria de trazer para o nosso podcast, escreva para o nosso e-mail: oi@marciabaja.com.br
Beijos e abraços,
Márcia e Barbara.












