A gravidade é uma força constantemente atuando sobre nós. Ela já está aí, garantindo que nossos corpos não se descolem da Terra. Em nossos exercícios, a Márcia nos convida a deixarmos nosso corpo ceder à gravidade: que, por alguns instantes, deixemos de fazer o esforço contra ela. Deixamos a cabeça pender, baixamos os ombros. Cedendo pouquinho a pouquinho, tendo a oportunidade, podemos nos encontrar deitados e deitadas. A gravidade nos conduz em nosso relaxamento.
Em um encontro recente, surgiu esta pergunta: o que a Márcia quer dizer exatamente quando ela fala em “gravidade” no contexto dos nossos exercícios? Assista, nesta página, a um recorte em vídeo de pouco mais de 6 minutos com a resposta. Por aqui, a gravidade não atua apenas sobre nosso corpo físico:
Nós estamos falando, no ambiente do corpo vaso, de um espelhamento. O corpo revelando qualidades intrínsecas, sutis e ocultas. Essa gravidade que atua sobre o corpo, sendo acompanhada, presenciada pela consciência, a consciência começa a descansar. Porque eles estão sempre juntos.
A gravidade, aqui, é também uma força que acalma.
🎧 Entrevista com Márcia Baja
Foi publicada nesta semana uma entrevista de Nadia Bochi com Márcia Baja, no podcast Por que não? POD. Está disponível no Spotify, aqui neste link.